sexta-feira

Que mudança!

Esses dias eu estava pensando, o quão deve ser difícil nascer e se acostumar com as primeiras semanas de vida.
Pense bem, você estava num lugar escuro, quentinhos, só ouvindo os barulhos do coração e estomago de sua mãe, nadava o dia todo e não fazia esforço para receber alimento.
De repente, não mais que de repente, o seu cantinho começa a ficar apertado, se contraindo de tempos em tempos e você já não tem lá muito espaço...
Horas depois, de uma forma ou de outra, alguém te tira desse lugar onde você passou até então sua vida toda e te trazem pra um lugar estranho, claro, frio, pessoas te pegam, embrulham levam pra lá e pra cá, colocam algo no seu nariz e boca e aspirão eles... Depois te colocam num lugar onde você jamais viu, te colocam peças de roupas, meias, luvas, gorros e te levam até sua mãe.
E é aí que finalmete você vê algo que já conhecia... Sua voz, seu cheiro.... e então você levemente sabe onde está... está perto de onde veio, de onde esteve até então.
E por dias e dias seguintes começam uma série de novidades como banhos, banhos de sol, corte de unhas, fraldas, roupas e mais roupas, berço, carrinho... E o que todo o bebê mais experimenta na vida: COLOS, os mais diversos colos, tio, tia, madrinha, padrinho, vô, vó, pai, mãe, primos, etc... Pelo menos uma coisa você ganha, coisa que não tinha conhecido e que você agora adora: Carinho. São sorrisos, toques, abraços e um monte de gente falando com vozinha de criança perto de você, você gosta dessa atenção e as vezes até reclama por falta dela.
O pediatra do meu filho me disse algo que fiquei pensando, "O bebê chora por qualquer coisa que não esteja acostumado, pode ser banho, exercícios, entre outras coisas!" E de fato isso é verdade. Nos primeiros dias a hora do banho era um terror para o bebê. Ele chorava do começo ao fim e só acalmava quando estava vestido nos meus braços. Agora, ele definitivamente adora o banho. Fica todo relaxado na banheira, tão relaxado que depois do banho ele normalmente dorme que é uma beleza.
Com o banho de sol foi a mesma coisa, no começo o calor deixava-o louco, não ficava nem 3 minutos e já abria o berreiro, hoje ele fica até 20 minutos e não está nem aí. Porque ele acostumou com a novidade.
Nosso trabalho agora é encima dos exercícios diários que ajudam no desenvolvimento dos bebês. Nosso mocinho detesta ficar de barriga pra baixo, na posição que todos dizem que ele deve ficar para aprender a "virar".
E quem disse que ele gosta? Não dá 1 minuto e já tem alguém chorando... Estamos insistindo, fazendo festinha quando o colocamos de bruço, para ver se ele se anima e se faz alguma força nos bracinhos.
Espero que daqui pra frente ele dê conta do recado e siga o protocolo de "virar" assim que o colocarmos de bruço.

To be continued...

Um comentário:

meundo disse...

Muito boa, reflexiva e instrutiva a sua postagem, parabéns!