sexta-feira

Um momento mágico

Recentemente descobri o que pra mim, até agora, é o mais gratificante em ser mãe.
Os bebês nascem de nós mas isso não significa que já nascem apaixonados por nós e nós por eles.
Na verdade são dois estranhos que tem um elo forte, agora invisível mas que faz com que ele seja sempre parte de você.
Apesar desta ligação forte, nem sempre mãe e filho se apaixonam de imediato. Assim como em qualquer amor é preciso ter tempo para conhecer o outro e descobrir do que gostamos e o que nos agrada.
Com os filhos não é diferente. É claro que o amor existe, dentro da gente, mas ainda não aflorou da maneira que deveria. Os primeiros dias, as primeiras semanas servem justamente para fazer este amor ser real.
Quando o bebê é muito pequeno a maneira mais gostosa de criar laços com ele é na hora de amamentar. Naquele momento não existe nada em volta, é apenas você, seu bebê, a pele macia dele tocando sua barriga, os olhos grandes que te olham apaixonados enquanto sua boquinha encaixa no seu seio e ele se vê feliz e satisfeito com o que dele sai.
São minutos fascinantes, importantes na vida da mãe e do bebê, pois naquele momento só existem eles. Não importa o que está ao redor. É o cheiro da mãe que o bebê sente, é o cheirinho do bebê que a mãe sente. É gostoso poder tocar nele por completo, segurá-lo no colo enquanto ele está lá, entregue 100% a você.
A amamentação pode ser muito dolorosa para muitas mães, pois além de alguns transtornos físicos como dores, etc (eu no caso não tive isso) torna a mãe um pouco (ou muito) escrava de seu bebê.
Ela precisa estar ali, pronta, disponível a hora que for, pelo tempo que for e isso nem sempre é muito fácil de aceitar. Como alguém novo, que você conhece ha tão pouco tempo e é tão pequeno pode te dominar assim?
Para muitas, este é o lado ruim; ter que programar tudo em função das mamadas: dormir, comer, tomar banho, se divertir... Para mim também não foi fácil. Principalmente porque eu sempre tive muita liberdade, podia ir e vir quando quisesse, tinha a minha vida praticamente controlada apenas por mim então de certa forma me sinto desconfortável com isso também...
Mas a gente aprende, aprende a conhecer o seu bebê e a saber lidar com ele.
Particularmente meu filho é um anjo, tem horários regulados e é super tranquilo.
Porém mesmo assim precisamos seguir horários. Com o bebê em casa a parte mais difícil até agora foi conseguir cumprir horários. Tudo é mais enrolado. Acordar, tomar banho e sair não demora mais 30 min, agora demora 1 hora ou mais, porque agora eu acordo, tenho que amamentar, por pra arrotar, arrumar a bolsa do bebê pra sair, trocar a fralda, tomar meu banho, me arrumar, colocar o bebê no carrinho, pegar todas as "tralhas" do bebê, pegar as minhas tralhas e finalmente sair.
Só não demoro mais de 2 horas pra fazer isso porque tenho uma ajuda e tanto do Montanha. Ele sempre pareceu ser um paizão e agora não está decepcionando ninguém. Posso até dizer que ele cuida mais do bebê que eu.
Ser pai e mãe realmente não é fácil, mas a gente aprende a dar valor a coisas que antes pareciam bobas demais para isso...

To be continued...

Nenhum comentário: