sexta-feira

É tudo mentira


Hoje na aula de oratória tivemos que discutir o tema mentira. Acho que nao tem outro tema tao bom pra uma discussao onde eu esteja no meio. Adoro falar sobre isso e é o que vou fazer agora.

Pois bem, tínhamos que dar nossas opinioes pessoais e dizer algo sobre mentira. vou falar o que eu disse, o que disseram etc.

Pra que serve a mentira?

Simplismente pra enganar, fazer má fama?

Ou a mentira também pode ajudar alguém?

O quanto ela é perigosa?

Nós mentimos desde que somos pequenos, com nossa imaginaçao de criança inventamos histórias sobre pessoas que nunca existiram ou se existem, que nunca fizeram o que falamos.

Sempre temos um tio que "fez isso também", um pai que "é bom nisso também", a irmã que "disse isso também". E agora que estamos adultos fazemos a mesma coisa, porém usamos um outro termo: "um amigo meu..." Nao é mesmo?

Contamos nossas histórias toscas e proibidas dizendo "um amigo meu uma vez...". Engraçado é que agora a mentira pegou tanto que nunca saberemos se realmente houve o "tal amigo" ou se sempre são histórias que a própria pessoa viveu. Mas, na verdade, o q importa?
Sao mentiras, as nossas mentiras de cada dia.
Tem gente - eu no caso me enquandro - que tem mania de mentir. Todo dia mente sobre alguma coisa. Eu me tornei assim pq sempre tive q esconder muitas coisas dos meus pais, hoje em dia nao escondo mais, mas tenho que me lembrar de cada uma das mentiras que um dia disse para nao me entregar. Difícil isso? Sim, na maioria dos casos. Deveria entao escreve-las aqui para nunca mais perder a informaçao? Quem sabe! O blog que criei é mais ou menos pra isso. Eu sempre tive memória muito ruim (nao tao ruim quanto a do Montanha) e sempre esqueci de muitos fatos e detalhes que aconteceram na minha vida. O blog talvez sirva pra me fazer lembrar, porque querendo ou nao um assunto puxa o outro - e eu ja estou em outro assunto. O que acontece é que muitas vezes eu já contei a mesma mentira tanta e tantas vezes que nem eu mais sei o que é verdade na história. E essa é uma técnica q eu aprendi pra nao ser pega. Antes de convencer os outros da minha mentira, convenço a mim mesmo, deste modo a "verdade" será uma só: a mentira.
Agora eu já consegui melhorar muito esse meu desvio - será q posso dar esse nome? - e acredito que seja uma pessoa que diga mais a verdade. Adquiri mais confiança dos (e nos) meus pais entao nao preciso mais mentir pra eles. Pros amigos eu nao mentira tanto, apenas omitia as coisas mais bizarras que ja aconteceram comigo. Eu ocultava fatos que talvez pudessem ser pesados demais. Enfim. Hoje eu aprendi que devemos sim ocultar esses fatos pra que as pessoas nao falem demais da gente.
Opa, entao o que to fazendo aqui nesse blog? Sei lá. As pessoas ligam muito pro que os outros fazem, mas se todos fizessem o que fiz, veríamos que todos nós temos histórias mais ou menos podres que os outros.
A idéia do nick e da "anonimidade relativa" é pra poder falar o q quiser sem ser julgada e se eu for julgada serei apenas mais uma "amiga que fez, disse, comentou" entao nao me importa mais.
Pode ser que me arrependa, pode ser que nao, mas quero lembrar que o propósito desse blog também é mentir - vide título - para que por mais q eu diga a verdade absuluta a dúvida permaneça e por mais que eu nao diga verdade alguma, a dúvida também permaneça... enfim. essa é a estratégia e talvez esta seja uma das desmotivaçoes que os possíveis leitores tenham quando chegarem ao blog.
Agora to pagando pra ver, sem medo do q vai acontecer.
To be continued...


Nenhum comentário: